EMBARQUE CONTROLADO NÍVEL I E NÍVEL II

 

EMBARQUE CONTROLADO

O Embarque Controlado faz parte do processo de melhoria da qualidade, estabelecida entre cliente e fornecedor e é requerido quando os controles normais realizados não forem suficientes para isentar a empresa do recebimento de peças não conformes.

 

Assim, deve-se colocar em prática uma inspeção adicional a uma ou mais não conformidades específicas para seleção de material não conforme enquanto a solução da causa raiz do problema estiver em processo de implementação.

Esta inspeção deve ser adicionada aos demais controles.

 

Os dados obtidos dos processos de inspeção são utilizadas tanto para medição da eficácia do processo de inspeção secundária quanto para as ações corretivas tomadas para eliminar a (s) não conformidade (s) inicial (ais).

 

Quem determina entrada e saída do Embarque Controlado é sempre o Fornecedor a seu cliente.

Existem 2 níveis de Embarque Controlado: Nível 1 e Nível 2.

Embarque Controlado

Nível I

O próprio fornecedor ou empresa terceira realiza o processo de inspeção 100% de forma a isolar o cliente do recebimento de peças não conforme, ou seja, antes de cada embarque realiza-se a inspeção conforme os requisitos acordados com o cliente.

Os registros, documentações alteradas, indicadores e identificações das embalagens e peças inspecionadas são estipulados entre fornecedor e cliente.

Gr_fico_Embarque_Controlado.jpg

Embarque Controlado

Nível II

Abrange os processos do Embarque Controlado Nível 1 e deve-se adicionar um processo de inspeção 100% antes de cada embarque a ser feita por uma empresa prestadora de serviços, que deve ser Certificada ISO 9001 sempre na versão mais atualizada e possuir “know how” do produto em questão.

O fornecedor deve elaborar uma instrução de inspeção que dever aprovada pelo cliente.

O prestador de serviços é responsável pelos registros e indicadores, bem como pela correta execução do trabalho.

Os registros, documentações alteradas, indicadores e identificações das embalagens e peças inspecionadas são estipulados entre fornecedor e cliente.