ENSAIO NÃO DESTRUTIVO

NON-DESTRUCTIVE TEST

ENSAIO NÃO DESTRUTIVO

A MP fornece mão de obra técnica especializada em Ensaio Não Destrutivo, são alguns deles:

 

Ultra Som

Detecta descontinuidades internas em materiais, baseando-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas, quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material.

 

Utiliza-se ultra-som também para medir espessura e determinar corrosão com extrema facilidade e precisão.

 

As aplicações deste ensaio são inúmeras: soldas, laminados, forjados, fundidos, ferrosos e não ferrosos, ligas metálicas, vidro, borracha, materiais compostos, entre outros. 

Líquido Penetrante

O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade, tais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos.

 

Líquidos penetrantes, também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

 

Descontinuidades em materiais fundidos, tais como: gota fria, trinca de tensão provocados por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação ou de processo tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material ou ainda trincas provocadas pela usinagem, ou fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão, podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

 

- A MP possui equipe com habilidade para Inspeção de Produtos em "Magnaflux".

Partícula Magnética

O método de ensaio está baseado na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material ferromagnético.

 

As linhas magnéticas do fluxo induzido no material, desviam-se de sua trajetória ao encontrar uma descontinuidade superficial ou sub superficial, criando assim, uma região com polaridade magnética, altamente atrativa à partículas magnéticas.

 

No momento em que se provoca esta magnetização na peça, aplica-se as partículas magnéticas por sobre a peça, que serão atraídas à localidade da superfície que conter uma descontinuidade, formando assim, uma clara indicação de defeito.

 

O ensaio por partículas magnéticas é usado para detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais em materiais ferromagnéticos.

 

São detectados defeitos, tais como: trincas, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, etc.